quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Papa proclamará João de Ávila como doutor da Igreja


O Papa Bento XVI anunciou neste sábado a próxima proclamação do espanhol São João de Ávila, padroeiro do clero espanhol, como doutor da Igreja.
Ele o fez ao concluir a Missa com os seminaristas do mundo inteiro, na catedral da Almudena, dentro dos atos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em presença de praticamente todos os bispos espanhóis.
“Ao fazer pública aqui esta notícia, desejo que a palavra e o exemplo deste exímio pastor possa iluminar os sacerdotes e aqueles que se preparam, com alegria e esperança, para receber um dia a Sagrada Ordenação”, disse o Papa aos presentes.
Por sua parte, o cardeal Antonio María Rouco Varela quis agradecer brevemente ao Papa, em nome da Conferência Episcopal Espanhola – da qual é presidente –, por “ter acolhido a nossa súplica e a de muitos outros bispos e fiéis do mundo inteiro”.
O porta-voz da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi SJ, reconheceu que o anúncio do Papa tinha sido uma surpresa de última hora.
“Sabíamos que este anúncio era esperado na Espanha, mas não tinha havido uma resposta oficial até agora sobre o tema”, afirmou no sábado, em coletiva de imprensa, destacando que São João de Ávila constitui “uma das figuras importantes da época de ouro da santidade espanhola”.
O Pe. Lombardi esclareceu que a cerimônia de proclamação do novo doutor da Igreja acontecerá “nos próximos meses, inclusive no ano que vem, na Basílica de São Pedro”, e que a data será anunciada em breve.
Anúncio esperado
São João de Ávila se converterá, assim, no 34º doutor da Igreja, o quarto de origem espanhola e o segundo depois de Santa Teresa de Lisieux, em 1997, em ser anunciado em uma JMJ.
A causa do doutorado remonta a 1970, no mesmo ano da sua canonização pelo Papa Paulo VI, quando a Conferência Episcopal Espanhola aprovou a petição à Santa Sé, em sua 12ª assembleia plenária.
A junta de canonização se transformou em seguida em junta pró-doutorado de São João de Ávila, e trabalhou durante anos, até a entrega a Positio na Congregação para as Causas dos Santos.
Em 18 de dezembro de 2010, teve lugar o Congresso Peculiar dos Consultores Teólogos da Congregação para as Causas dos Santos, em ordem ao doutorado do Mestre de Ávila.
No último mês de maio, a Congregação Ordinária de Cardeais e Bispos membros da Congregação para as Causas dos Santos propôs unanimemente a proclamação do novo doutor ao Papa.
Santo mestre
São João de Ávila nasceu em Almodóvar del Campo (Ciudad Real), em 1500, e estudou leis em Salamanca. O encontro com Jesus Cristo transformou a sua vida radicalmente; ele então deixou Salamanca, o estudo das leis e um futuro prometedor, para dedicar-se à oração em seu retiro de Almodóvar durante três anos.
Posteriormente, encaminhou-se a Alcalá de Henares (1520-1526), já decidido a ser sacerdote e a consagrar sua vida a Cristo e à Evangelização. Incendiado pelo amor de Cristo, João de Ávila só se interessava por dedicar-se à pregação, para atrair as pessoas a Cristo.
Ele teve uma vida intensa, dedicada à oração, à pregação e à formação específica dos que se preparavam para o sacerdócio. Sua principal obra, Audi filia, é todo um tratado de ascética, dos mais consultados e lidos em sua época.
A inveja de alguns o levou à inquisição, que o manteve na prisão durante mais de um ano, de 1531 a 1533.
Foi amigo e conselheiro de grandes santos, como Teresa de Jesus, João da Cruz, Inácio de Loyola, Francisco de Borja, Tomás de Villanueva, João de Ribera e Pedro de Alcântara, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário